Marketing de Rede: O Que é, Como Fazer de maneira profissional e Quais as vantagens
Muitas pessoas confundem marketing de rede (também conhecido como Marketing Multinível) com as pirâmides. Na verdade, ele se trata de um empreendimento completamente diferente e com chance de ganhos reais. Se você deseja ter o seu próprio negócio, essa pode ser uma boa opção. Com poucos recursos e com paciência, você constrói uma rede ampla!
Você já ouviu falar sobre marketing de rede? Acha que é possível trabalhar em tempo parcial e ainda assim ganhar mais do que ganharia em um emprego de tempo integral?
O marketing de rede é um modelo comercial de negócios, legal e legítimo, pautado na ideia de distribuir bens ou serviços, no qual o lucro vem da venda de produtos e do recrutamento de novos vendedores. Você é comissionado pela movimentação de produtos que a sua organização e o Mercado consumidor que você Criou FAZ!
Parece história de milagres e fórmulas mágicas, bom demais pra ser verdade, não é? E as estatísticas de resultados do marketing de rede sinalizam que isso está longe de ser uma falácia.
Muitas pessoas trabalham em tempo integral em empregos que demandam um serviço sem desafios, com funções entediantes e repetitivas e salários nada convidativos. Salário este, que foi determinado por alguém!
A proposta do marketing de rede – ou multinível – é oferecer aos parceiros lucro ao invés de salário. Lucro você cria, salário você recebe o que te determinaram.
Com empenho, paciência e muito profissionalismo, você pode criar uma rede de parceiros e revendedores bastante ampla, e ver nesse planejamento a quantidade de comissões aumentar inversamente proporcional ao tempo de trabalho demandado. “Eu prefiro ganhar 1% do esforço de 100 pessoas, do que ganhar 100% do meu próprio esforço”.
Parece uma proposta bastante atraente, não é mesmo?
Mas, como grande parte dos negócios alternativos ou fora do padrão estipulado, existem profissionais e amadores. Pessoas que não estão preocupadas com o sucesso do cliente e querem apenas ganhar dinheiro fácil. E como em todo mercado, no MMN não é diferente, pra se ter resultados fora da média, você precisa SIM, se profissionalizar!
Neste artigo, quero mostrar como você pode fazer parte de um negócio pautado pelo método em rede, mas pensando no cliente. Pensando na melhor solução pra ele!
Como um bom empreendedor, você sabe que a perda de lucratividade que ocorre da produção até chegar ao cliente final pode chegar a uma taxa de até 80%.
E se esse valor fosse distribuído para o dono do negócio e seus representantes, sem perda de lucro no meio do caminho?
Trabalhar com o marketing multinível é exatamente isso. Comissões, prêmios, sempre atrelado a meritocracia!
Ficou curioso?
Então, quero mostrar como você pode entrar nesta tendência e, melhor, fazer isso de forma correta, profissional e legítima.
Vamos lá?
Boa leitura!
O Que é Marketing de Rede?
O marketing de rede é um modelo comercial de origem americana. Ele é oriundo das vendas diretas e pautado na ideia de distribuir bens ou serviços no qual o lucro vem da venda de produtos e do recrutamento de novos vendedores.
Com esse pensamento, o produtor vende para um parceiro e este, por sua vez, repassa ao cliente. Percebe que a cadeia de vendas é infinitamente menor?
A ideia de rede é que o produtor crie a sua rede de distribuidores dando suporte, treinamento e assessoria para que estes revendedores – ou parceiros – busquem o cliente no método porta-a-porta ou façam a divulgação de forma automatizada(Via Internet).
Eles ficam responsáveis por fazer a prospecção de novos clientes, nutri-los de alguma forma e fechar a venda. Ao finalizar o processo recebem uma comissão por venda efetuada.
E o produtor investe capital ao criar o item, desenvolver estratégias e propor técnicas de treinamento. E, naturalmente, recebem uma comissão pelas vendas.
Vamos imaginar que você seja dono de uma empresa que oferece serviço de limpeza.
Você ficou encarregado de contratar empregados e montar todo o treinamento, oferecer uma cartela inicial de clientes e incentivar que eles criem novos contatos durante a prestação de serviço.
Para cada cliente que o funcionário consegue trazer para a empresa é prometida uma comissão. Isso vale para todos que ali trabalham.
Bom, um dos funcionários pode pensar: eu tenho o conhecimento, o treinamento e contato com esses clientes.
Por que ao invés de ganhar uma pequena comissão, eu não abro a minha própria empresa e passo a pagar comissões e receber valores maiores pelo meu serviço?
Pronto! Você acaba de perder um ótimo vendedor, o investimento que depositou nele e ainda treinou um concorrente com as suas armas.
Percebe que o marketing de rede pode frear essa evasão?
Ao criar uma rede com boas comissões e que todos sejam donos dos seus horários, você incentiva seus parceiros a agirem como tal.
Nos Estados Unidos, esse é um mercado que já tem um alto nível de aceitação, por permitir que as pessoas se mantenham nos seus empregos e dediquem um tempo parcial ao marketing de rede – cerca de 20% da população trabalha como revendedor.
No Japão e na China, a taxa das famílias que possuem pelo menos um membro que trabalha nesse mercado chega a 40%.
Características
O modelo de negócios do marketing multinível possui algumas características marcantes que fazem com que qualquer pessoa possa fazer parte de uma empresa que atue nesse segmento de mercado. Dentre as principais características podemos citar:
Você é o Dono do Negócio
No momento em que você decide fazer parte de uma empresa de marketing multinivel, você se torna dono do seu próprio negócio. Por isso, é tão importante você tratar esse modelo de negócios como outro negócio qualquer. O sucesso do seu empreendimento depende única e exclusivamente de você.
Baixo Investimento Inicial
A maioria das empresas de MMN oferece a você a oportunidade de participar do projeto, fazendo um baixo investimento inicial. Quando dizemos “baixo investimento”, nos referimos a investimentos comparados a abrir um negócio qualquer. Você já viu quanto é necessário investir para abrir uma franquia renomada, uma padaria ou uma loja de roupas? No marketing de rede você inicia um negócio próprio investindo pouco dinheiro.
Ausência de Chefes ou Funcionários
No modelo do MMN você não precisa se preocupar com aquele chefe que fica sempre no seu pé, que te cobra diariamente, que pede relatórios e resultados a todo momento. Você também não precisa se preocupar com funcionários, folhas salariais, definição de férias, não precisa ficar verificando se eles estão ou não trabalhando.
Precisamos abrir um parênteses para falar sobre a ausência de chefes, pois isso pode ser um risco ao seu negócio. Não ter alguém que te cobre, pode fazer com que você se acomode. Por isso, tenha sempre em mente que você é o responsável pelo sucesso da organização que você quer criar. Motive-se diariamente e trabalhe com garra, com determinação, trabalhe para vencer.
Quando mencionamos que você não terá funcionários, isso é sim verdade. Você não terá funcionários, mas terá pessoas abaixo de você na equipe, na sua rede. Essas pessoas olharão para você durante diversos momentos do desenvolvimento do negócio. Por isso, é necessário que você adquira habilidades de um líder, é necessário que você seja exemplo para seus downlines(Pessoas da sua equipe).
Sem Estoque de Produtos
Uma das coisas mais interessantes do marketing multinivel é que você não precisa trabalhar com estoque de produtos. Para que seu negócio flua naturalmente, basta verificar as vendas que você fez e fazer o pedido junto a sua empresa. Depois de poucos dias, ou até mesmo no mesmo dia (dependendo do produto e da empresa) você já poderá entregar o produto para seu cliente, concluindo assim a venda.
Horários Flexíveis
Outra interessante característica do marketing de rede é que você pode desenvolver a atividade nos dias e horários que forem mais convenientes. Nesse modelo de negócio você dita o ritmo de trabalho, podendo trabalhar no período da manhã, da tarde ou até mesmo da noite, pois seus horários são flexíveis. Você não precisa bater ponto, não precisa trabalhar 8 ou 9 horas por dia, não precisa ter horário certo para entrar e sair.
Paralelo ao Plano A
A grande maioria das pessoas que entram para o networking marketing, estão buscando uma renda extra, ou seja uma forma de complementar os ganhos que possuem. Como no MMN, os horários são flexíveis, você poderá desenvolver o negócio em paralelo ao seu plano A. Em outras palavras, você não precisa largar seu emprego para fazer marketing multinivel. Comece dedicando de uma a duas horas do seu dia para desenvolver o negócio e verá que em alguns meses surgirão os primeiros resultados.
Êxito Mesmo sem Experiência
Para fazer marketing multinivel você não precisa ter nenhuma formação específica, não precisa ter conhecimentos sobre vendas, produtos, gerenciamento de equipe ou algo do tipo. Na verdade, você irá adquirir esses conhecimentos ao longo do tempo, através dos treinamentos que participar, dos cursos que fizer e dos livros que ler. A missão do MMN de Sucesso é levar conteúdo de valor para você aprender todas as habilidades que farão de você um profissional do marketing multinível. Por isso, conte com a gente para se desenvolver pessoalmente e para alavancar seu negócio, rumo ao sucesso!
Renda Residual
Sem dúvida nenhuma, a característica mais fascinante do marketing de rede é a construção da renda residual ao longo dos anos. Podemos exemplificar o termo “renda residual” como se fosse um aluguel. Imagine que durante muitos anos você trabalhou e acumulou uma boa quantidade de dinheiro para comprar ou construir um imóvel e decidiu depois de algum tempo, alugar esse imóvel. Esse valor que você recebe mensalmente do aluguel, cairá na sua conta independentemente de você estar em uma cidade ou outra, independentemente de você estar doente ou sadio, ou seja, é uma renda que vem até você a partir de algo que você construiu ou adquiriu.
No marketing multinivel você também pode fazer o dinheiro trabalhar para você. Conforme sua equipe vai crescendo e sua rede vai expandindo, você começa a construir sua renda residual. Ou seja, você começa a ter uma participação sobre as vendas realizadas pelos integrantes da sua rede, independentemente de você estar em uma cidade ou outra, independentemente de você estar doente ou sadio, assim como o exemplo que demos do aluguel.
Existe uma passagem do livro “O Negócio do Século XXI“, que ilustra muito bem o conceito de renda residual, veja só que interessante:
Você já usou uma dessas torneiras de mola que alguns banheiros públicos instalam para economizar água? Enquanto você abre a torneira, precisa segurá-la para que a água continue fluindo, porque, quando você a solta, a água para de fluir. A fonte de renda da maioria das pessoas funciona como essa torneira: um pouco de dinheiro flui, as pessoas se descuidam e ele para de fluir. Não se pode construir liberdade financeira dessa forma. (…) Não é apenas garantir renda hoje, amanhã e semana que vem; trata-se de garantir renda perpetuamente.
O que faz um profissional de Marketing de Rede?
Muitas pessoas tem esta Dúvida, por não ser uma profissão tão conhecida como as demais, as pessoas não entendem muito bem o que deve ser feito por um profissional de marketing de rede. E são basicamente 3 pilares que um profissional de MMN deve focar:
1 – Levar produtos e serviços pro consumidor final
2 – Estender a oportunidade a outros distribuidores
3 – Educar e Aumentar a produtividade do seu time.
Veja este vídeo abaixo, onde mostramos com detalhes como um profissional deve agir de acordo com estes 3 pilares:
Marketing de Rede no Brasil
No Brasil, porém, o marketing de rede ainda tem muito potencial para crescer.
Há um bom número de brasileiros com receio do marketing de rede por confundirem-no com o de pirâmide ou por falta de conhecimento a respeito do assunto.
E, como você já sabe, muitas tendências estrangeiras demoram algum tempo para ganhar seguidores brasileiros.
Mas um mercado com pouca competitividade pode ser uma ótima estratégia para conquistar seu espaço antes que os concorrentes cheguem.
Marketing de Rede x Marketing Direto
Para entender exatamente como funciona o marketing de rede ,quero esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas me perguntam.
Falei anteriormente que o marketing de rede é baseado na venda direta.
Isso quer dizer que o marketing direto é a mesma coisa que o em rede? Não!
O marketing direto tem uma estratégia diferente em relação a possibilidade do distribuidor entrar em contato e recrutar novos distribuidores.
Nele, a remuneração é feita diretamente para o revendedor, sem que isso se torne uma rede.
Já no caso do marketing de rede, existe a possibilidade de se criar uma teia de pessoas que vendem o produto e cada uma delas pode conseguir novos vendedores para a empresa.
Como o vendedor tem duas funções – a de vender para clientes e convocar novos vendedores – ele também recebe uma segunda remuneração.
Afinal, conseguir novos vendedores aumenta o público e a rede de contato da empresa, nada mais justo que se remunere por isso, certo?
É como se tivéssemos um sistema comercial mais democrático, no qual cada esforço é remunerado. Percebe o quanto o nome rede faz sentido?
Marketing de Rede x Marketing Multinível
O que é marketing multinível?
Marketing multinível e marketing de rede são sinônimos.
Ao ouvir qualquer um desses termos, entenda que eles se referem ao mesmo sistema comercial.
A expressão multinível quer dizer que os distribuidores não estão dispostos de forma linear e, sim, por níveis, ou seja, de maneira ramificada.
Uma outra nomenclatura dada e que também é sinônimo, é o marketing de relacionamento, este nome tem crescido cada vez mais no cenário nacional.
Marketing de Rede X Pirâmide
Eu diria que essa é a maior dúvida das pessoas que me procuram para saber se investir no marketing de rede é, realmente, um bom negócio.
Assista este vídeo abaixo, da ABEVD(associação brasileira de empresas de vendas diretas) e entenda na visão da Associação que regulamenta as empresas sérias deste segmento, quais as principais características que diferenciam Piramide financeira de Marketing de rede!
O marketing de pirâmide é um sistema muito desaprovado pelo público.
Mas fique tranquilo: eles não são iguais – muito pelo contrário, pois diferem em alguns fatores cruciais.
O de pirâmide, também conhecido como esquema de pirâmide ou pirâmide financeira, cria uma cadeia de recrutamento inviável e dependente.
A ideia é focada estritamente no recrutamento de novos vendedores.
Diferente do marketing de rede, esse modelo é considerado ilegal em diversos países.
Os produtos revendidos costumam ser superfaturados ou sem valor algum para o cliente final.
Como uma propaganda enganosa que usa depoimentos dos próprios participantes.
Afinal, muito provavelmente, são os únicos interessados em repassar falsas experiências positivas.
Os maiores prejudicados são os distribuidores, que ficam na base da pirâmide, que não conseguem recrutar novos vendedores e se prejudicam muito com o processo.
Como identificar um marketing de pirâmide:
- Os clientes não recebem nenhuma informação sobre a empresa produtora
- Promessas de rendimentos ilimitados, feitas de forma vaga e sem aprofundamento
- Comissão e lucratividade vinculadas, exclusivamente, ao recrutamento de novos clientes. Ou seja, você não recebe pela venda ou consumo do produto e sim ao recrutar novos vendedores
- Produtos com valores acima do valor de mercado
- Promessa de dinheiro fácil
- Produtos “inexistentes”, como por exemplo, manuais que ensinem sobre como recrutar vendedores para esse esquema.
Fique atento a promessas vagas e exageradas, ok?
Marketing de Rede é Legal?
Sim, o marketing de rede é legal, legítimo e segue as normas do comércio.
Devido à confusão que os próprios usuários de marketing de pirâmide costumam imbuir no marketing multinível (MMN), muitas pessoas acabam acreditando que ambos são ilegais.
Como em qualquer outro tipo de comércio, as empresas devem estar de acordo com algumas normas.
Caso contrário, o sistema torna-se ilegal, da mesma forma que um produto X com embalagem clonada de um Y, ou etiquetas de mercado trocadas para que produtos vencidos sejam considerados aptos para consumo.
O marketing de rede – ou multinível – deve seguir as leis do comércio, do consumidor e as tributárias.
Como esse é um ramo em franca ascensão, algumas outras providências foram tomadas para regulamentar o sistema de forma que todos sejam protegidos de golpes.
Por exemplo, uma cartilha foi desenvolvida pelo governo em conjunto com associações de proteção comercial. Nela foram instituídas algumas orientações para que nenhuma regra seja burlada ou interpretada com viés.
Para reiterar a legalidade do sistema de marketing de rede, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em conjunto com a Comissão de Valores Monetários (CVM), publicou o Boletim Senacon n.º 6.
O documento reitera as diferenças entre a legalidade do marketing de rede e a ilegalidade do sistema de pirâmide.
4 Pilares do Marketing de Rede
Quando pensamos em modelos comerciais, sempre relacionamos o objetivo do sistema com os pilares para mantê-lo forte e estruturado.
O marketing de rede tem um conjunto de pilares que serve como base para que cada nível do sistema consiga atingir seus objetivos.
Se a sua empresa está inserida no MMN e não conhece ou investe nestes quatro pilares você provavelmente está funcionando em um modo aquém do que a sua empresa tem capacidade.
Os pilares são:
A empresa
Quando vamos escolher onde investir nosso dinheiro precisamos fazer uma pesquisa de mercado e analisar todos os pontos e possibilidade daquele destino. O mesmo ocorre com o marketing de rede.
Existem muitas empresas nesse mercado e não necessariamente são empresas confiáveis, competentes ou profissionais.
Quando você decidir investir em marketing multinível, fique atento se a empresa da qual você será um afiliado corresponde a esses itens abaixo:
- Bom histórico
- Relevância e representatividade no mercado
- Plano de marketing
A empresa é o primeiro pilar para sustentar o marketing de rede.
Naturalmente, ela precisa ser formada por profissionais competentes que construam um planejamento coerente com a situação do mercado.
Uma empresa boa, honesta e dedicada cava o seu espaço dentre tantas sem a mesma competência.
Mesmo que a sua empresa seja uma startup ou você queira ser revendedor de uma marca nova, você deve ficar atento a quais atitudes essa empresa tem tomado para preencher os itens acima.
O sistema ou a rede
Quando falamos desse formato de marketing, pensamos em diversos tipos de sistema.
A rede pode ser extensa ou limitada. Pode haver uma grande variação nas comissões estipuladas e como elas vão ser repassadas para os afiliados.
A variação é natural – e aceitável – dentro de qualquer negócio.
Mas a minha sugestão para você que quer ser um afiliado é que escolha uma empresa que tenha esse formato de sistema muito bem delimitado.
Não é a toa que sugeri esse item como um dos pilares.
Se a empresa não tem seu formato de rede bem definido ela, muito provavelmente, fará vários ajustes e reajustes, por não saber exatamente onde quer chegar e o que quer formar.
E, pior, sem um planejamento e sem uma delimitação de rede a empresa pode gerar prejuízos e instabilidade para todos os afiliados.
O produto
Tenho certeza que você jamais investiria dinheiro em um produto que não fosse bom.
E é exatamente por isso que ele é um dos pilares do marketing de rede.
Não existe estratégia de marketing que mantenha uma empresa lucrando a longo prazo se o produto não for bom, atrativo ou trouxer algum valor para os clientes.
E não pense que basta dizer que o produto é bom, contratar três ou quatro depoimentos e esperar que as pessoas acreditem.
Hoje, com a facilidade de dispersão de ideias, dificilmente uma empresa consegue abafar os comentários negativos e experiências frustrantes.
Bom, mas e se você gostaria de ser um afiliado, como analisar se aquele produto vale a pena?
Eu tenho algumas dicas de algumas perguntas que você deve responder. Vamos lá?
- Ele tem utilidade?
- Ele tem qualidade? Visualmente falando: embalagens, materiais e conteúdo
- Quanto ele vai custar para os clientes? Pense se as pessoas do seu nicho pagariam esse valor pelo produto ofertado. E, principalmente, compare-o com outros do mercado
- Existe uma gama de produtos? A empresa tem um grande portfólio? Você deve notar que as empresas que mais se destacam no MMN são aquelas que possuem um leque maior de produtos.
- Estes produtos acabam mensalmente? meu cliente vai querer comprar de mim todos os meses?
Liderança
Se você trabalha com prospecção, coaching e vendas, com certeza sabe o poder da liderança.
Sinto dizer, mas, se você não tem habilidade de liderança, não tem um líder forte ou não pretende desenvolver essa característica, as chances do seu negócio prosperar são pequenas.
Para não dizer nulas, ok?
O sistema de marketing multinível demanda compreensão das informações básicas e complexas, gestão e relacionamento de equipe e cliente, além de um alto poder de convencimento.
Poucas empresas disponibilizam algum treinamento relacionado a liderança, muitas delas se preocupam tanto em criar vendedores que se esquecem de desenvolver líderes.
Não é a toa que mais da metade das pessoas que procuram o marketing de rede acaba desistindo nos dois primeiros meses.
Elas não são líderes natos e não recebem nenhuma atenção para desenvolver essa habilidade. Na hora de recrutar novos parceiros, elas simplesmente não conseguem.
Se o seu recrutado não tiver o poder de liderança ele não só não vai conseguir aumentar as vendas do produto, como, muito provavelmente, vai desistir de ser um afiliado.
Quero destacar agora algumas características de líder que você deve estimular nos seus parceiros:
- Busca por conhecimento, principalmente do plano das empresas, suas metas e valores
- Saber o momento de falar e o de ouvir
- Disponibilidade de tempo, atenção e principalmente paciência. Mesmo que seja em meio período, a entrega deve ser de qualidade
- Desperte motivação – essa talvez seja uma das características mais intrínsecas de um líder, ele precisa contagiar pessoas
- Ser exemplo.
É claro que existem tantas outras qualidades de um líder, mas se você trabalhar com profissionais que tenham facilidade com os itens acima, eu garanto que você terá uma boa liderança na campanha de marketing de rede.
Sistema de Recrutamento
O recrutamento é um dos fatores mais complexos do marketing de rede.
Se convencer pessoas sobre a qualidade do seu produto para uso pessoal já é uma tarefa árdua, imagine convencer um profissional que ele deve investir, comprar e revender o seu produto.
O recrutamento normalmente é realizado de duas formas:
- Porta a porta
- Pela internet.
Quando acompanhamos a evolução do marketing, vemos uma clara caminhada para automatização de todas as suas áreas.
O recrutamento no marketing de rede não é diferente. Vou falar sobre alguns passo para facilitar essa etapa.
1 – Definir o público-alvo
Para mim, não existe estratégia de marketing sem a definição de um público específico.
Saber quem você quer atingir minimiza a taxa de investimento sem retorno.
Construir uma persona e definir características dos clientes em potencial é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida.
2 – Ter perfil nas mídias sociais
E uma dica: crie perfis em quantas redes você puder.
Desenvolver um relacionamento com as pessoas que podem se interessar pelo seu produto é extremamente produtivo para o seu plano de marketing de rede.
O YouTube é uma ferramenta bastante poderosa, afinal, conteúdos em formato de vídeo são os mais consumidos no Brasil.
Facebook, Instagram e Twitter também podem lhe auxiliar na interação com o público.
Dessa forma, você pode criar conexões com ele, o que colabora – e muito – para disparar gatilhos mentais.
Persuasão, conexão e autoridade são gatilhos infalíveis no marketing multinível.
Procure criar postagens automáticas, agendadas para os horários de maior movimento em cada mídia.
E evite ser muito repetitivo, ou as pessoas – e os gerenciadores – podem considerar o seu conteúdo como spam.
3 – Utilize um blog
Produzir conteúdo de valor que tenha como objetivo nutrir seus contatos é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo e que pode ser muito bem-vinda no marketing de rede.
Com textos de blog, você pode evidenciar o problema do seu público, desenvolver quais são as possíveis soluções e demonstrar que o seu produto pode ajudá-lo a solucionar essas questões.
Nem sempre as pessoas se atentam que possuem aquela dor, cabe a você mostrar isso.
4 – Produza uma isca digital
Se você me acompanha há algum tempo já percebeu o quão úteis são as iscas digitais.
Elas são muito utilizadas para transformar clientes em potencial em leads.
Você pode oferecer algo de valor para aquele prospect e solicitar um e-mail para envio.
Se você está a procura de outros vendedores, fornecer um conteúdo de valor relacionado ao produto que você quer mostrar pode ser uma boa alternativa para conquistar um contato.
Mas lembre-se, confiança é um dos fatores mais delicados dentro do marketing de rede, se você prometer algo de valor e não cumprir com a promessa, com certeza vai perder a confiança deste contato em potencial.
5 – Tenha uma página de captura incrível
Depois de conseguir fisgar seu cliente em potencial, ele precisa acessar a sua página de captura.
E ela precisa ser objetiva, cativante, informativa e muito persuasiva.
6 – Treinamento
Esse é um item tão importante que gostaria de falar sobre em um tópico específico, vamos lá?
Sistema de Treinamento
A fase de treinamento é primordial para você construir uma cadeia de distribuidores homogênea.
Pense que você criou esta estratégia em rede para duplicar seus contatos, possibilidades de ganho e área de alcance.
Mas, se você e cada um da sua rede não estiverem remando juntos e para a mesma direção, a sua estratégia não será apenas ineficiente como a possibilidade do nome da sua marca ficar prejudicado é muito grande.
Procure desenvolver um treinamento baseado no seu produto e nos seus objetivos.
Existem inúmeros ebooks, workshop e cursos para criar um treinamento perfeito. Se você não tem prática, pesquisar a respeito pode ser uma ótima ideia.
Mas cuidado: fórmulas prontas nem sempre se encaixam com o perfil da sua empresa.
Com um sistema bem estruturado você pode replicar inúmeras vezes a sua estratégia. E, dessa forma, multiplicar todas as suas experiências de sucesso por cada um dos seus distribuidores.
Imagine que o seu potencial para conquistar clientes é de 100 novos consumidores ao mês.
Se você treinar um distribuidor e ele conseguir o mesmo potencial, serão 200 clientes por mês.
E se você treinar 3, 5, 10 distribuidores? Percebe que é uma reta crescente bastante lucrativa?
Pois bem, então, desenvolva – ou adquira – um treinamento com diretrizes bem demarcadas, padrões de abordagem, ações, vendas e de gestão.
Tenho certeza que, dessa forma, você vai criar uma equipe muito bem estruturada.
Como Fazer Um Bom Marketing de Rede
Bom, agora que você já aprendeu grande parte da teoria sobre marketing de rede, vamos para a prática?
Antes de começarmos, eu gostaria que você compreendesse que a prática sem a teoria é uma atitude que grande parte dos amadores fazem e que, infelizmente, aumenta a taxa de desistência dentro do marketing multinível.
Todo negócio costuma ser mais complicado no começo, mas eu não quero que você passe por fases mais difíceis do que precisa.
Portanto, fique atento às dicas e ensinamentos deste artigo, certo?
Algumas pessoas se perdem logo na escolha de um produto para produzir ou na decisão por ser um divulgador dessa ou daquela empresa.
É natural que, ao entrar em um novo mercado – ou sistema -, você fique inseguro ou que tenha milhões de dúvidas. A minha intenção, no entanto, é, como sempre, sanar a maior parte dessas inseguranças.
Mas caso você não tenha compreendido algo deixe nos comentários, certo?
Vamos às dicas de como fazer marketing de rede!
Faça Um Planejamento Inicial
Esse, na verdade, deve ser o primeiro passo para qualquer negócio, seja ele de vendas direta, tradicional ou qualquer outro tipo.
Aliás, montar um planejamento inicial é fundamental para qualquer tomada de decisão.
Das mais simples e rotineiras, como ir de carro ou metrô para o trabalho.
Afinal, você deve saber o tempo de viagem de cada, quanto tempo de antecedência deve sair de casa. Se vai chover, qual dos dois gastos é mais viável considerando todas essas variáveis.
Até decisões maiores, como comprar uma casa, ter filhos ou abrir uma empresa.
No marketing de rede, não poderia ser diferente.
Lembre-se da frase do escritor Lewis Carroll: “ Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve”.
Bom, não sei para você, mas para mim, qualquer caminho não é uma opção.
Se você quer entrar no mundo do marketing de rede como um distribuidor, comece escolhendo uma empresa. Elenque todos os pontos que citei em tópicos anteriores para fazer essa escolha de forma assertiva.
Pense no público que você já tem um contato.
Essa empresa produz algo que eles gostariam de consumir, e, principalmente, um produto que eles precisem para sanar suas dores?
Caso a resposta seja sim, o seu planejamento inicial está no caminho correto.
Ao escolher um produto com o qual você se identifique, e que tenha algum público dentro dos seus contatos, é muito mais simples criar um relacionamento antes de partir para a fase de vendas.
Pontos que você deve incluir no seu planejamento:
- Estudo de mercado
- Criar um planejamento de vendas especifico para cada produto ofertado
- Criar um planejamento de marketing – quais métodos você vai utilizar para fazer essa divulgação, e que ferramentas você vai precisar para fazer isso da forma mais profissional possível
- Analise o modelo de negócios da empresa escolhida
- Crie uma lista de tarefas – trabalhar em casa e com tempo parcial demanda muita organização e comprometimento para que tenha o rendimento esperado
- Trace metas a longo prazo
- Pondere ter um emprego fixo paralelo ao marketing de rede – essa é uma escolha bastante delicada, então, faça um planejamento que inclua os prós e contras dessa decisão a longo prazo.
E lembre que esse planejamento não deve ser estático.
Afinal, o sistema trabalha com ganhos rapidamente escaláveis e o seu planejamento deve estar de acordo com cada fase atingida.
Também fique atento às mudanças de mercado, criar um planejamento inflexível pode prejudicar sua estratégia no caso de crises, mudanças de comportamento e ameaças.
Escolhendo Boas Empresas
Um item que demanda sua total atenção, dentro do planejamento de marketing de redes, é a escolha da empresa que você quer divulgar.
Essa escolha está diretamente ligada a diversos fatores do seu planejamento, como: público-alvo, círculo de amigos, suas preferências e objetivos.
Uma sugestão: escolha uma empresa que se encaixe em você e não o contrário, ok?
Garanto que você terá uma carreira de sucesso e, melhor ainda, trabalhará com o que realmente gosta.
Depois de analisar estes pontos você, com certeza, terá filtrado o número de empresas possíveis, mas como escolher a melhor?
Bom, se você leu o tópico sobre pilares do marketing de rede, já tem algumas diretrizes a seguir, mas quero elencar mais alguns pontos importantes.
- Conheça a história e os responsáveis pela empresa
- Verifique se há algum treinamento de equipe
- Ela tem um planejamento ou alguma cartilha?
- Analise quais são os comentários que ela possui na rede. Tanto de clientes, quanto de distribuidores.
Ao responder essas perguntas, você terá na mão poucas e boas empresas.
Agora, basta escolher qual delas tem os melhores benefícios e os produtos com os quais você mais se identifica.
Escolha Boas Parcerias
Essa é uma das etapas que incentiva cada vez mais pessoas a ingressarem no marketing multinível.
Afinal, construir uma rede de bons distribuidores pode multiplicar os seus ganhos.
Como eu mencionei, a escalagem de ganhos depende apenas de você. Tanto ao selecionar boas parcerias, quanto ao treiná-las para seguirem a sua caminhada de faturamento.
Vamos supor que você tenha conquistado 10 clientes e que as vendas mensais geraram, através de comissões, R$ 100,00 cada. Portanto o seu faturamento foi de R$ 1.000, certo?
Imagine se esses clientes entrem para a sua rede e cada um deles conquiste 5 clientes cada, e você receba R$ 60,00 por venda. Serão 50 clientes e o seu faturamento será de R$ 3.000.
Ou seja, com apenas o esforço de treinar suas parcerias, você conseguiu triplicar sua renda.
Imagine se essas parcerias forem tão boas que consigam replicar seus passos e cada um consegue 10 clientes.
Percebe que, dependendo da escolha dos seus membros da rede, e como você os treina, o seu faturamento pode crescer em uma proporção bastante significativa?
Essa é a menina dos olhos do marketing de rede, e o que torna esse sistema tão atrativo.
Divulgue-se em Diferentes Canais
Você já parou para pensar porque o marketing multinível viralizou tanto?
Se eu pudesse escolher um responsável por isso, diria que pela força das mídias sociais.
Afinal, os clientes estão no Facebook, Instagram, Youtube.
Seus possíveis parceiros também estão, eu posso lhe garantir.
Pessoas que querem consumir e produzir gostam de estar antenadas com o que ocorre – promoções, novos produtos no mercado e oportunidade para receber e partilhar dicas e informações.
Com a possibilidade de divulgação em inúmeros canais da internet, a função de divulgação, que poderia ser extremamente trabalhosa se tivéssemos que fazer de porta a porta ou boca a boca, se torna mais prática.
Ao invés de fisgar os clientes em potencial nas ruas, eventos e nas suas casas, você pode simplesmente conquistá-las no Instagram, por exemplo.
Dicas:
- Construa um relacionamento com seus clientes em potencial nas mídias sociais
- Estimule o engajamento e não deixe de responder comentários, críticas e sugestões
- Escolha um meio de divulgação que combine com você, com o seu círculo de contato e com a empresa escolhida
- Não atue em apenas um canal – mesclar os meios de comunicação com seus clientes em potencial é uma estratégia mais aconselhável
- Acompanhe as métricas e resultados de cada um dos canais utilizados para divulgação. Dessa forma, você pode entender quais deles trazem retornos maiores.
Lembre-se: Trabalho Dobrado e Ganho Dobrado
Sim, essa máxima é ainda mais real no marketing de rede.
Quanto mais presente você estiver nas mídias sociais, mais conteúdo você pode criar e publicar e, consequentemente, mais pessoas podem ter acesso àquilo.
A melhor ferramenta da internet é a possibilidade de viralização.
Trabalhar duro na divulgação da empresa e de seus produtos fará com que você conquiste mais clientes e parceiros, aumentando, dessa forma, seus rendimentos.
Se você começou neste negócio em meio período, isso não quer dizer que ele demande menos esforço do que um trabalho em tempo integral.
Muito pelo contrário: em empregos normais, você tem um salário e, em alguns casos, uma comissão com um teto fixo.
Independentemente do quanto você trabalhe, é aquele valor que você receberá.
No marketing de rede, quanto mais trabalho e mais esforço, maior será sua remuneração.
Técnicas Para Ganhar Dinheiro com Marketing de Rede
Você deve estar se perguntando: “Bom, então, se eu seguir estes passos eu vou ganhar muito dinheiro com o marketing de rede?”
Sim, a probabilidade de você ter sucesso aumenta consideravelmente com essas dicas acima, mas eu tenho mais algumas técnicas de como você pode se destacar e conquistar a maior fatia desse mercado.
O trabalho no marketing de rede demanda profissionalismo e empenho tanto quanto qualquer outra profissão.
Entender que trabalhar meio período é investir seu tempo em algo simples é um grande erro.
Existem, portanto, algumas técnicas que os melhores empreendedores do mundo utilizam para criar e aumentar sua rede.
Afinal, como ter sucesso no marketing de rede?
Como em todos os setores do comércio, existem inúmeras variáveis que podem garantir o seu sucesso ou dificultá-lo.
Mas, no marketing de rede, há fatores que sempre funcionam e agregam valor para o seu sucesso.
Não quero transformar este artigo em uma fórmula mágica de sucesso, pois acredito que o sucesso só pode vir com muito esforço e determinação.
A minha intenção nestes próximos tópicos é que você receba um norte para seguir rumo ao sucesso.
Ansioso?
Então, vamos lá!
Trabalhe Bem o Seu Networking
Networking é um item indispensável para criar uma estratégia de marketing de rede eficiente.
A formação de uma boa rede de distribuidores depende, diretamente, do criar e fazer contato.
Você precisa falar e ouvir pessoas para entender como funciona o mercado.
Suas conexões colaboram para que você possa criar um planejamento estratégico, compreender o que as pessoas estão fazendo, o que elas estão deixando de fazer e que o seu público pode sentir falta.
Se você é uma pessoa introvertida e tímida, eu sugiro que comece já a treinar o networking.
Comece logo para que isso se torne um hábito daqui um tempo.
Infelizmente, no marketing multinível, você não tem como delegar o networking.
É necessário estar e falar com as pessoas do seu nicho.
Dessa forma, você pode aumentar sua rede de distribuidores e clientes, além, é claro de trocar experiências e conhecimentos que os livros não podem lhe adiantar.
Seja Proativo e Não Reativo
Quando mencionei anteriormente que ter perfil de líder pode facilitar sua jornada no marketing de rede, deixei bem claro que esse posicionamento é fundamental na construção da sua rede.
Tanto de clientes quanto de distribuidores.
Ser proativo é uma das características que todo líder tem.
Ele costuma tomar o problema para si e correr atrás da solução.
Assim, aprende mais e, naturalmente, gera mais desenvolvimento tanto pessoal quanto para a empresa com a qual trabalham.
Muitos profissionais costumam esperar o problema chegar até eles, percorrer toda uma grade de pessoas e, só então, decidem fazer algo reativo. Ou seja, elas reagem a um problema já na fase crítica.
Enquanto que o profissional proativo tenta antecipar possíveis questões e falhas, encontram a solução e quando possível tentam fazer com que isso renda bons frutos, o reativo espera.
Ele espera que o problema surja, que a resposta apareça e, em último caso, tenta reagir.
Não seja esse profissional, pois ele não vai muito longe no marketing de rede.
Identifique Interesses em Comum
Traçar pontos em comum é muito interessante para criar padronagens. E digo isso, principalmente, em relação a sua rede de distribuidores.
O líder – ou como alguns profissionais chamam, upline – com certeza, identificou que você tinha interesses em comum com ele e sua equipe.
Essa técnica é útil, porque, naturalmente, nós acabamos nos esforçando mais quando trabalhamos com pessoas que pensam como nós.
Identificar interesses em comum é uma ótima técnica para estimular o trabalho em equipe.
Em ambientes corporativos, lojas e demais trabalhos “tradicionais” é comum que haja um distanciamento entre as pessoas, principalmente se houver uma cadeia hierárquica muito rígida.
Normalmente, o profissional que está na base da hierarquia e o que está no topo não possuem muitos interesses em comum, certo?
Por experiência própria, eu sei que isso não maximiza a produtividade e a troca entre as partes.
No marketing de rede, é fundamental que a sua rede tenha interesses em comum, afinal, vocês devem acreditar na necessidade e utilidade daquele produto.
E, quanto mais intimidade você tiver com o setor mais fácil, será usar o poder de persuasão. Portanto, crie uma rede de apaixonados!
Contribua Com Algo de Valor Fora do Óbvio
Essa talvez seja a técnica que demanda mais criatividade e pesquisa.
Criar algo novo em um mundo extenso de produtos e serviços pode ser uma tarefa muito complexa. Afinal, o que ainda não foi produzido?
Ao pesquisar o mercado e viver o nicho que você escolheu trabalhar, é natural que veja algumas aberturas que ainda não foram preenchidas. E
isso pode lhe estimular a criar conteúdos que fujam do óbvio.
Vamos supor que você tenha escolhido trabalhar com cosméticos, que é um mercado bastante competitivo.
Quais tipos de conteúdos você pode criar para sinalizar aos clientes em potencial que o seu produto é a melhor escolha para ele?
Talvez desenvolver workshops de automaquiagem, ou vídeos com a evolução que você teve ao usar esses produtos.
Tente criar e doar conteúdos com o máximo de valor.
Isso fará com que o cliente pense: essa empresa realmente tem bons produtos, bons profissionais e eu quero isso!
Falando assim pode parecer algo simples.
Mas não se engane: você só vai conseguir sair do óbvio quando tiver muito conhecimento e prática. Que tal começar já?
Encontre um Propósito Por Trás do Relacionamento
A minha última estratégia está relacionada diretamente com o seu cliente em potencial. Por que você quer entrar em contato com ele?
Se a sua resposta for “para vender”, eu sugiro que tente acompanhar mais minhas postagens.
Enquanto o seu único objetivo for vender, você vai continuar fazendo as mesmas coisas e obtendo os mesmos resultados.
Vender deve ser uma consequência e não o seu propósito.
Crie um relacionamento com o seu cliente em potencial porque você conheceu a dor dele e quer, de alguma maneira, solucionar aquela questão.
Ouça as pessoas e divida o seu conhecimento.
A venda vai ocorrer quando o cliente estiver preparado, certo?
Vantagens de Investir no Marketing de Rede
Agora que você já sabe tanto a teoria quanto a prática do marketing de rede, eu quero elencar as vantagens e desvantagens desse sistema.
À primeira vista, pode parecer um mar de coisas boas, certo?
Bom, na verdade as vantagens são inúmeras, mas como todo sistema, existem alguns contras que você deve ficar atento.
Mas vamos começar pela parte boa.
Autonomia de Trabalho
Muitas pessoas começam no marketing de rede para complementar a renda.
Isso é possível porque o sistema permite que as pessoas escolham o tempo que querem dedicar a esta função.
Antigamente, sem a internet, ou quando ela não tinha esse poder que tem hoje, esse tipo de sistema de rede demandava que os participantes fossem pessoalmente atrás dos clientes e parceiros.
O que, naturalmente, demandava mais tempo e esforço.
Mas, hoje, você pode escolher fazer a sua divulgação online, que é uma estratégia mais prática e pode ser feita home-office e pelo tempo que você tiver disponível. E melhor: nos horários que você puder.
Além dessa autonomia de espaço e tempo, você ainda pode escolher como fazer a sua divulgação.
Empresas grandes e reconhecidas costumam disponibilizar treinamentos e traçam alguns caminhos que você pode percorrer.
Mas a decisão em relação a como, quando e onde fazer é sua.
Inclusive, é você quem decide se quer ficar na meta ou ultrapassá-la, investindo mais ou menos tempo como divulgador.
Suporte de Grandes Empresas
Quando abrimos um novo negócio, a etapa mais difícil é fazer com que as pessoas olhem para a sua marca e mais: acreditem em você.
Quando você decide trabalhar com o marketing multinível e escolhe uma empresa conceituada no mercado para fazer a divulgação, naturalmente, o nome e a credibilidade que ela conquistou em anos é transferida para você.
As pessoas se sentem mais seguras em adquirir produtos dos quais já ouviu falar e sabe que existe um nome e profissionais de peso por trás daquele revendedor.
Além de gerar mais segurança para o cliente, você também pode se beneficiar diretamente com esse fato.
Afinal, para quem está começando, ter o suporte de uma grande empresa diminui os riscos de você cometer erros por insegurança e desconhecimento, certo?
Win Win! Todos saem ganhando.
Modelo Escalável de Ganhos
Como mencionei em tópicos anteriores, o marketing de rede é um sistema que não tem um teto.
Por exemplo, você não vai ter um limite de 100 clientes, ou 10 parceiros.
Este limite é imposto por você, segundo o que consegue administrar.
E no caso de clientes, de acordo com o seu estoque.
Isso na teoria, ok?
Volto a essa questão no tópico sobre desvantagens do sistema.
Mas quanto mais você divulgar a empresa, mais contatos você terá e maiores serão suas comissões.
No marketing multinível, o sucesso não está pautado em horas trabalhadas e sim na capacidade que você tem de formar uma equipe produtiva e competente.
Enquanto que, nos sistemas tradicionais, existem poucas pessoas fazendo grandes vendas, em expedientes de dupla jornada, o marketing de rede quer que muitas pessoas trabalhem por períodos menores e façam isso a longo prazo.
A sua rede vai estar em constante crescimento e, consequentemente, seu ganhos também.
Outras vantagens:
- sem chefe e ambiente de trabalho estressantes;
- fonte de renda passiva no recrutamento de pessoas (distribuidor);
- mais tempo com a família;
- melhor qualidade de vida.
Desvantagens de Investir no Marketing de Rede
Bom, nem tudo são flores, certo?
Não existe nenhum sistema, mercado ou estratégia que não tenha suas limitações, o marketing de rede não foge a regra.
Mas eu posso adiantar que muitos fatores estão ligados a erros de desenvolvimento e aplicação, e não necessariamente à formulação dessa estratégia.
Recrutamento desenfreado
O marketing de rede tem uma fama ruim em alguns locais devido a profissionais que se dizem MMN, mas usam o sistema de pirâmide.
Se você agir como um desses profissionais, as pessoas vão lhe considerar como um spam ambulante.
E, com certeza, você perderá muito em credibilidade.
Taxa alta de desistências
Quando você recebe promessas milagrosas e de lucros sem limite, é natural que queira aproveitar, certo?
Bom, é o que muitas pessoas fazem, e quando não encontram o milagre acabam desistindo.
Como recrutador, eu sugiro que você seja honesto e extremamente realista com os seus distribuidores.
Isso vai cooperar para que suas taxas de desistências sejam mais baixas.
Em resumo, se você for um bom profissional e trabalhar com honestidade os pontos positivos sobressaem aos negativos, não é mesmo?
Principais Empresas de Marketing de Rede
Com certeza, você já viu algumas empresas de marketing multinível que tiveram um sucesso viral, certo?
Pense em carros com adesivos ou de cores diferentes e você vai conseguir imaginar no mínimo três.
Neste tópico, quero falar um pouco sobre as que possuem maior atuação no mercado.
AKMOS
Esta marca é um dos principais exemplos de empresas com produtos variados.
Ela trabalha com produtos voltados pra linha de saúde e bem estar!
Produtos inclusive de extrema qualidade!
A margem de lucro dos consultores é cerca de 100%, ou seja, elas adquirem o produto por um valor menor e revendem pelo valor cheio.
O que, naturalmente, tem atraído muita gente para essa rede.
A Akmos está no mercado já a 10 anos e é uma empresa 100% Brasileira!
É uma das grandes potencias do Brasil!
Hinode
Esta marca é um dos principais exemplos de empresas com produtos variados.
Ela trabalha com perfumes, essências, produtos de emagrecimento e muitos outros.
A ideia é oferecer produtos com custos menores e que sejam similares aos importados.
A margem de lucro dos consultores é cerca de 50%, ou seja, elas adquirem o produto por um valor menor e revendem pelo valor cheio.
O que, naturalmente, tem atraído muita gente para essa rede.
Inicialmente, a Hinode encarou o grande desafio da credibilidade, fez promessas altas e ousadas e muita gente achou que aquilo não duraria muito tempo.
Bom, eles cresceram muito e investiram bastante em divulgação e, hoje, estão se consolidando cada vez mais.
Polishop
Quero citar essa marca pelo seu histórico e potencial em melhorar.
A Polishop é reconhecida no mercado há algum tempo, mas perdeu muitos líderes e divulgadores devido à falta de incentivos.
Porém, segundo a própria empresa, algumas mudanças estão por vir. Vamos torcer, não é mesmo?
Amway
A Amway é um grupo empresarial formado por diversas marcas.
E, novamente, vemos que a variedade é um ponto forte das maiores empresas de marketing de rede.
Os produtos são tantos que é impossível você não se identificar com um – ou vários.
São disponibilizados produtos de nutrição, beleza, produtos de limpeza e até uma linha odontológica.
A alta rentabilidade, variedade e qualidade dos produtos – além do baixo investimento inicial – são ótimos atrativos para quem quer começar nesse mercado.
Para se cadastrar, você paga uma pequena taxa que é revertida em forma de produto.
Não existem pedidos mínimos e você não precisa fazer compras todo mês.
A empresa tem uma proposta ainda mais ousada: uma política de devolução caso os clientes ou distribuidores não fiquem satisfeitos com o produto.
Jequiti
A Jequiti faz parte do Grupo Silvio Santos, ou seja, em relação à credibilidade e força da marca, você não precisa se preocupar, não é mesmo?
A Jequiti oferece para os seus distribuidores vários benefícios, como vale-saúde, desconto e outros prêmios, mas fique de olho que eles costumam estar vinculados ao nível que você ocupa na rede.
Herbalife
A Herbalife foi uma das primeiras empresas de marketing multinível que ganharam muita visibilidade no Brasil.
Está há mais de três décadas no mercado e possui uma rede grande de distribuidores.
Como as questões de saúde, bem estar e emagrecimento estão sempre muito em alta, esse setor é um dos mais fortes e estáveis.
Conclusão
Chegamos ao fim dessa jornada do marketing de rede e eu tenho certeza que você está considerando investir nesse sistema, não está?
Bom, qualquer um estaria, não é?
Trabalhar meio período, ganhos escaláveis, possibilidade de atuar com produtos que gosta e com as marcas que você confia parece realmente uma ótima estratégia.
Neste artigo, procurei construir um manual completo sobre o marketing de rede – ou multinível – desde a parte teórica até a prática.
E fiz questão de alertá-lo sobre técnicas que se dizem de rede, mas na verdade são de pirâmide.
Fique atento às minhas dicas para diferenciar esses dois sistemas e lembre que o marketing de rede é legítimo e legal, enquanto o de pirâmide é proibido em muitos locais.
Disponibilizei algumas dicas valiosas de como você pode alcançar o sucesso que deseja.
Como escolher a empresa de divulgação e ótimos parceiros distribuidores, por exemplo.
Como faço questão de ser honesto com você, listei os benefícios e também algumas desvantagens de se trabalhar com marketing multinível.
Depois de conhecer algumas gigantes do mercado de marketing de rede, você ficou entusiasmado para entrar nesse sistema?
Caso queira aproveitar a minha experiência de mais de 5 anos neste mercado, e ser um parceiro meu na expansão de uma marca brasileira e ser Treinamento diretamente por nosso time, Clique aqui agora e veja a oportunidade!
Esse texto foi útil? Conte-me nos comentários quais dicas você mais gostou e se você faz parte de alguma empresa desse sistema!
1 Comentário